Imagem de fundo

Medidas de controle de riscos em instalações e serviços de eletricidade consistem em, a...

Medidas de controle de riscos em instalações e serviços de eletricidade consistem em, após identificar as origens, analisar e avaliar o risco, planejar e realizar ações para redução ou mesmo eliminação dos mesmos. Alguns procedimentos de controle são recomendados pela NR-10 (Noma Regulamentadora recomendada pelo Ministério do Trabalho e Previdência) na operação de energização e desenergização das instalações. A desenergização e a reenergização são conjuntos de ações coordenadas, sequenciadas e controladas. Identifique a afirmativa correta, em se tratando da operação de energização e desenergização recomendada pela NR-10.

A

A sequência da desenergização é: (1) seccionamento; (2) impedimento de reenergização; (3) instalação de aterramento temporário; (4) constatação da ausência de tensão; (5) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada; (6) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

B

A sequência da desenergização é: (1) seccionamento; (2) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada; (3) impedimento de reenergização; (4) constatação da ausência de tensão; (5) instalação de aterramento temporário; (6) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

C

A instalação do aterramento temporário na desenergização da instalação para serviços em eletricidade dispensa a equipotencialização dos condutores dos circuitos.

D

A reenergização deve respeitar a seguinte sequência de procedimentos: (1) retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; (2) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização; (3) remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais; (4) remoção da sinalização de impedimento de reenergização; (5) destravamento, se houver, e religação dos dispositivos de seccionamento.

E

A sequência de energização e desenergização não pode ser alterada, substituída, ampliada ou eliminada, mesmo que seja mantido o mesmo nível de segurança originalmente preconizado.