A acreditação hospitalar tem sido utilizada para estimular a melhoria da qualidade dos serviços hospitalares. No Brasil, a difusão da acreditação hospitalar é de responsabilidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica em três níveis: nível 1 – acreditado (tem foco na segurança do paciente); nível 2 – acreditado pleno (o processo de assistência médica fornece bom desempenho, com base em uma gestão integrada); nível 3 – acreditado com excelência (avaliação da compreensão e uso das informações básicas nos primeiros níveis). A rede hospitalar no Brasil é diversificada em termos de infraestrutura, tipos de serviços e níveis de qualidade dos serviços prestados. Embora existam hospitais considerados de excelência, a grande maioria ainda precisa avançar em termos de qualidade dos serviços prestados. Novos procedimentos tendem a estimular uma série de melhorias nos processos da instituição de saúde. Mudanças na gestão dos processos, nas práticas de segurança e nos comportamentos das pessoas são algumas das principais mudanças na acreditação. Em relação ao processo de acreditação, que visa contribuir para a criação de uma cultura voltada para a qualidade e segurança dos pacientes, analise as afirmativas a seguir.
I. O papel da acreditação hospitalar é padronizar processos e exigir deles o nível de excelência, visando a reduzir a zero os erros nos processos de atendimento ao paciente, ao mesmo tempo que garantem maior eficiência da equipe e reduzem os custos desnecessários aos serviços de saúde.
II. O serviço de segurança e saúde ocupacional nível B exige tão somente um responsável técnico habilitado, de modo a atender aos requisitos formais e técnicos de segurança e saúde ocupacional, dispondo estrutura adequada para tal fim, de acordo com as normas e regulamentos correspondentes.
III. A busca pela acreditação hospitalar faz a organização de saúde se manter atualizada. A consequência é um hospital mais preparado e capaz de atingir resultados de excelência.
IV. O serviço de segurança e saúde ocupacional Nível 1, além de profissionais técnicos, dispõe de manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is), bem como estatísticas básicas; possui um programa de educação e treinamento continuado, voltado para a melhoria de processos e prevenção de acidentes e sequelas; e, evidências de integração com os outros serviços da organização.
V. A otimização dos serviços hospitalares contribui para redução e extinção de diversos riscos ocupacionais, legando aos colaboradores melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho, o que também reflete em maior produtividade.
VI. O serviço de segurança e saúde ocupacional nível 2 abrange os demais níveis abaixo, com o acréscimo de um sistema de aferição da satisfação dos clientes (internos e externos). Esse nível de gestão de SSO integra o programa institucional da qualidade e produtividade, com evidências de ciclos de melhoria, além de dispor de sistemas de informação da organização com dados, taxas e indicadores que permitem a avaliação do serviço e a comparação com referenciais adequados.
Está correto o que se afirma apenas em
I, III e V.
II, III e VI.
III, IV e V.
I, IV, V e VI.