A NR-06 considera Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, enquanto a NR-08 estabelece requisitos que devem ser atendidos nas edificações para garantir segurança e conforto aos trabalhadores. Considerando as normas vigentes, assinale a afirmativa correta.
Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados EPIs específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR-06. O uso de vestimenta condutiva é vedado como EPI para trabalhadores em instalações elétricas devido ao risco de choque elétrico.
Para proteção auditiva podem ser utilizados protetor auditivo circum-auricular, protetor auditivo de inserção ou protetor auditivo semiauricular para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora superiores ao estabelecido na NR-04, Anexos nº 1 e 2. Para a proteção dos olhos podem ser utilizados óculos para proteção ilimitada dos olhos contra impactos de partículas volantes, contra luminosidade intensa e contra radiação por raios-X e ultravioleta.
Sobre o uso de EPI para a proteção dos membros superiores, além do uso de luvas de diferentes tipos para a proteção das mãos, mangas de diferentes tipos para a proteção dos braços e antebraços, braçadeiras para proteção do antebraço contra agentes cortantes e escoriantes, dedeira para proteção dos dedos contra agentes abrasivos e escoriantes, ainda pode ser usado creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos.
As partes externas, bem como todas as que separem unidades autônomas de uma edificação, ainda que não acompanhem sua estrutura, devem, prioritariamente, observar o código de obras local ou de posturas municipais e as notas técnicas do corpo de bombeiros, relativas à resistência ao fogo, isolamento térmico, isolamento e condicionamento acústico, resistência estrutural e impermeabilidade, além de dispor de EPC para a proteção contra queda de pessoas ou objetos.