À prescrição adequada do equipamento de proteção individual se faz necessário o reconhecimento dos riscos dos quais se pretende proteger o trabalhador. Considerando a legislação específica que se aplica a esse tipo de proteção, é correto afirmar que
em ambientes com presença de fontes de radiações ionizantes, como os raios X, é adequada a utilização de vestimentas de corpo inteiro, confeccionadas com tecido fotossensível, que sãocapazes de denunciar a presença de radiação antes que a exposição a ela seja prejudicial.
em situações acústicas com geração variável de ruído, a proteção adequada é proporcionada por protetor auditivo circum-auricular com ajuste de atenuação variável por frequência, que fornecerá uma taxa de redução de pressão sonora adequada a cada tipo de ruído existente no ambiente de trabalho.
o creme protetor de segurança é usado para proteção dos membros superiores contra agentes químicos; os óculos de tela são recomendados para proteção limitada dos olhos contra impactos de partículas volantes e a vestimenta condutiva de corpo inteiro é adequada para proteção de todo o corpo contra choques elétricos.
para atmosferas com aerodispersóides ácidos ou de elevada reatividade, a proteção adequada vem do uso de respiradores com associação de filtros químicos e mecânicos, capazes de reter partículas menores que 50 micrometros e neutralizarem seu PH.
a braçadeira de segurança é utilizada para a proteção do antebraço contra agentes cortantes, e a dedeira de aço presta-se à proteção dos dedos do operador em face dos riscos apresentados pelas zonas entrantes ou esmagamento das máquinas e equipamentos.