Também chamada de Preliminary Hazard Analysis (PHA), a Análise Preliminar de Riscos (APR) normalmente é a primeira técnica aplicada durante a análise de riscos de sistemas em fase de concepção e/ou projeto, principalmente quando do uso de novas tecnologias que carecem de maiores informações sobre os seus riscos. Através dessa técnica, uma análise superficial dos riscos é realizada ainda na fase de projeto do processo, de modo que as mudanças necessárias, devido aos riscos identificados, não implicam em gastos expressivos, sendo mais fácil a sua execução. Marque a alternativa que corresponde corretamente à classificação do risco e sua estimativa de severidade e consequências.
Categoria I – desprezível: quando as consequências/danos atingem áreas externas, comunidade circunvizinha e/ou meio ambiente.
Categoria II – marginal: quando as consequências/danos estão restritos à área industrial da ocorrência do evento com controle imediato.
Categoria III – crítica: quando as consequências/danos provocam contaminação temporária do solo, ar ou recursos hídricos, com possibilidade de ações de recuperação imediatas.
Categoria IV – catastrófica: quando as consequências/danos atingem outra subunidades e/ou áreas não industriais com controle e sem contaminação do solo, ar ou recursos hídricos.