Extintores são recipientes metálicos que contém em seu interior agentes extintores para combate imediato e rápido a princípios de incêndio. Os extintores podem ser portáteis ou sobre rodas, conforme o seu tamanho e uso. Sobre os equipamentos extintores e os tipos de agentes extintores, assinale a alternativa INCORRETA:
A espuma pode ser química ou mecânica conforme seu processo de formação. Mais leve que todos os líquidos inflamáveis é utilizada para extinguir incêndios por abafamento e, por conter água, possui uma ação secundária de resfriamento.
Em incêndios com materiais energizados deve-se utilizar agentes extintores não condutores, como pó químico seco (PQS) e CO2. Não se deve utilizar extintores de água ou espuma, devido ao perigo de choque elétrico.
Os pós químicos secos são substâncias constituídas de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio ou cloreto de potássio, que pulverizadas, formam uma nuvem de pó sobre o fogo, extinguindo-o por quebra da reação em cadeia e por abafamento.
O gás carbônico (CO2) também é conhecido como dióxido de carbono, é um gás mais leve que o ar, sem cor, sem cheiro, não condutor de eletricidade e não venenoso (mas asfixiante) a, age principalmente por abafamento, tendo, secundariamente, ação de resfriamento.
A água, como agente extintor, age por resfriamento e, em alguns casos, por abafamento devido à sua capacidade de se transformar em vapor, sendo indicado para combate a incêndios classe ”A”.