De acordo com a Norma Regulamentadora 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, o treinamento para a CIPA deverá contemplar, entre outros, os seguintes itens
estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho e noções de primeiros socorros.
metodologia de investigação e análise de acidentes de trabalho; estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo e drogas e alcoolismo no ambiente de trabalho.
princípios gerais de Higiene do Trabalho e de medidas de controle dos riscos; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa e noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção.
organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa e direção defensiva.
noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; metodologia de investigação e análise de acidentes de trabalho e noções sobre prevenção e combate a incêndios.