Entre as técnicas de análise de riscos mais difundidas, a Avaliação Preliminar de Riscos é uma das mais utilizadas pelos profissionais da área prevencionista.
A seu respeito, é correto afirmar que
a abordagem da situação em estudo se inicia pela escolha de algumas palavras que traduzam os problemas aparentemente mais graves, e que irão operar como fios condutores da avaliação proposta, de forma a detalhar cada etapa da atividade, os materiais a serem usados e os procedimentos envolvidos.
a habilidade do analista irá permitir estimar as probabilidades de falha em manutenções complexas, alterações em processos e mudança de arranjo físico, a partir das probabilidades individuais de disfunção em cada subsistema ou sistema produtivo analisado.
é um método prático adequado para identificar erros humanos e condições inseguras, que contribuem para a ocorrência de acidentes graves, com lesão, por meio da contribuição de observadores participantes, selecionados entre os trabalhadores mais experientes de cada setor.
de maneira geral, sua primeira abordagem tem caráter qualitativo e não contempla os possíveis desvios comportamentais dos trabalhadores e suas consequências no funcionamento do sistema, devendo ser acompanhada de avaliação ergonômica do trabalho.
trata-se de procedimento importante nos casos em que o sistema a ser analisado possui pouca similaridade com quaisquer outros existentes, seja por inovação ou pioneirismo, ou seja, quando a experiência no gerenciamento de riscos envolvidos é carente ou deficiente.