O trabalho do assistente social na política de educação deve coadunar suas responsabilidades específicas (desenhadas por seu
arcabouço teórico, metodológico e ético-político) e a realidade do contexto educacional. Desse modo, para contribuir na garantia
do direito de acesso à política de educação é necessário considerar como princípio educacional:
A
a importância da frequência escolar como forma de promover prioritariamente a alienação e o policiamento de comportamento.
Essa análise é fundamental para construir rebeldias.
B
a importância da frequência escolar como forma de promover prioritariamente a alienação e o policiamento de comportamento.
Essa análise é fundamental para construir rebeldias.
C
o limite das competências individuais, pois a educação deve, antes de mais nada, reconhecer as liberdades individuais
economicamente e socialmente liberalizantes.
D
prioritariamente a adoção do modelo da “escola sem partido” para todo o território nacional, pois a educação não poderia
ter como pressuposto o ensino ideologizado.
E
a forma emancipadora, que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades
como gênero humano.