A história da Política de Assistência Social no Brasil se caracterizou por sua natureza clientelista e assistencialista com implicações no modo de atuação do Estado frente às expressões da questão social. Atualmente, a política de assistência social, reconhecida como direito social e dever do Estado, não pode ser entendida como uma política exclusiva de proteção social, uma vez que se deve articular seus serviços e benefícios aos direitos assegurados pelas demais políticas sociais. Com base nesses preceitos, assinale a alternativa CORRETA.
As ações socioassistenciais de proteção social básica serão realizadas, prioritariamente, pelos Centros Especializados de Assistência Social (CREAS).
A realização das ações socioassistenciais deve estar articulada com a proteção social garantida pela saúde, previdência, emprego e renda, habitação, educação e demais políticas sociais.
As ações socioassistenciais de proteção social especial se refere a serviços menos especializados, destinado a pessoas em situação de ameaça ou risco social.
As situações vividas pelos sujeitos que demandam a política de Assistência Social não repercutem de maneira decisiva nas ações a serem implementadas pela política como todo.