Imagem de fundo

No Serviço Social, a instrumentalidade é concebida como uma construção sócio-histórica ...

No Serviço Social, a instrumentalidade é concebida como uma construção sócio-histórica que possibilita aos assistentes sociais materializarem sua intencionalidade em respostas profissionais às expressões da questão social, contemplando as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Para uma intervenção profissional orientada pela direção social defendida no projeto ético-político da profissão, essas três dimensões

A

são concebidas de forma indissociável, no processo formativo, sendo que a dimensão ético-político se sobressai em relação às demais dimensões.

B

são essenciais e devem ser articuladas durante o exercício profissional, com vistas à construção de respostas criativas e propositivas de intervenção profissional.

C

devem ser contempladas durante o exercício profissional, mas cabe ao assistente social escolher aquela dimensão que melhor se adequa a sua intervenção.

D

possuem identidades próprias, mas, para uma intervenção propositiva, a dimensão técnico-operativa se sobressai em relação às demais dimensões.