Imagem de fundo

Matos e Bravo (2008), ao realizarem uma análise sobre o projeto ético-político do Servi...

Matos e Bravo (2008), ao realizarem uma análise sobre o projeto ético-político do Serviço Social e sua relação com a Reforma Sanitária, observaram que haviam dois projetos em disputa na área da saúde – o projeto privatista e o projeto da reforma sanitária. Assinale a alternativa que referencia as características dos diferentes projetos e as requisições postas ao Serviço Social.

A

O projeto privatista requisitou e vem requisitando dos assistentes sociais demandas terapêuticas e ações de privatização do sistema público de saúde, enquanto o projeto de reforma sanitária, além da privatização, demanda do assistente social a ruptura com o conservadorismo.

B

O projeto privatista demanda do assistente social o estímulo à participação cidadã por meio da presença da população no Conselho Municipal de Saúde, enquanto o projeto da reforma sanitária estimula a participação em instituições empresariais.

C

O projeto privatista demanda do assistente social uma atuação voltada ao atendimento dos mínimos sociais por meio do setor privado, enquanto o projeto de reforma sanitária, fundamentado nos direitos do cidadão, demanda do assistente social uma atuação relacionada ao direito à saúde privada.

D

O projeto privatista requisitou e vem requisitando dos assistentes sociais demandas seletivas, fiscalizadoras e assistencialistas através da ideologia do favor, enquanto o projeto de reforma sanitária demanda do assistente social a busca pela democratização do acesso aos serviços de saúde, atendimento humanizado, interdisciplinariedade e ênfase nas abordagens grupais.

E

O projeto privatista demanda do assistente social a refilantropização das expressões da questão social, e o projeto da reforma sanitária requisita abordagens terapêuticas individuais e grupais.