Imagem de fundo

A década de 1980 é considerada para muitos como uma “década perdida”, principalmente no...

1
Q1443195
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Prova: COTEC - FADENOR - Prefeitura - Assistente Social - 2019

A década de 1980 é considerada para muitos como uma “década perdida”, principalmente no campo econômico. Entretanto, no âmbito das lutas e reivindicações, a referida década é um marco para o protagonismo de vários movimentos sociais que, nos processos de redemocratização do Brasil, demarcaram a importância da garantia de diretos sociais indispensáveis para todos os indivíduos desse país. Com base nesse entendimento, respaldado por uma análise crítica da charge abaixo, indique o que seria incoerente afirmar sobre os conselhos de direito legalmente institucionalizados nesse país:

Disponível em: <http://www.ataqueaoscofrespublicos.com>. Publicado em 2018. Acesso em: 10 março 2019.

A

Os conselhos são espaços de lutas entre interesses contraditórios pela diversidade de segmentos da sociedade nele representados.

B

Os conselhos tornaram-se referência de participação da sociedade nos processos de políticas públicas e na efetivação do controle social.

C

Nos processos de descentralização político-administrativa, a criação dos conselhos é exigência legal para o repasse de recursos da esfera federal para as esferas estaduais, e dessas para as municipais.

D

Todos os conselhos brasileiros são apenas consultivos, uma vez que legalmente foi institucionalizada a sua autonomia relativa diante da apreciação de matérias, programas e projetos desenvolvidos por organizações da sociedade.