Imagem de fundo

Segundo as referências técnicas para atuação do psicólogo no Centro de Referência de As...

Segundo as referências técnicas para atuação do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social/Serviço Único de Assistência Social (CRAS/SUAS), o psicólogo desenvolverá, entre outras, ações de acolhida, atendimento, entrevistas, visitas domiciliares, referenciamento e contrarreferenciamento. Assim, numa situação em que o psicólogo do CRAS verificar que houve violação de direito ou rompimento de vínculos, faz-se necessário da sua parte

A

referenciar a família ou o indivíduo à delegacia mais próxima para registro do boletim de ocorrência e aguardar que a delegacia faça o contrarreferenciamento ao CRAS para dar continuidade do atendimento no serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

B

contrarreferenciar a família ou o indivíduo ao CREAS para que a equipe analise a complexidade do caso, insira a família ou o indivíduo no Programa de Atendimento à Família (PAIF) e referencie ao CRAS.

C

encaminhar a família ou indivíduo para denúncia no Ministério Público para que o orgão faça referência ao juiz.

D

referenciar a família ou indivíduo ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para análise da equipe técnica, inclusão no PAEFI e articulação com a rede.