

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Conforme Bravo, Menezes e Pelaez (2020), eles compreendem que o Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto das disputas entre projetos antagônicos existentes na sociedade brasileira desde antes da redemocratização e da Constituição de 1988. São disputas que podem tencionar a política de saúde no sentido da consolidação e fortalecimento do SUS ou na direção oposta. Sobre os projetos em disputa, analise as afirmativas abaixo:
I. O projeto construído a partir da reforma sanitária tem como base as lutas advindas do Estado e organizações sociais pelo direito à saúde e nos posicionamentos críticos às limitações do modelo médico assistencial previdenciário, até então vigente no Brasil. Para ele, a saúde é destinada aos mais necessitados, configurando-se como direito social de responsabilidade do Estado. II. O projeto privatista tem sua lógica orientada pelas regras de mercado e pela exploração da doença como fonte de lucros. Na década de 1990, tem-se como marco a proposta dos chamados “Novos Modelos de Gestão”, em substituição à gestão estatal que, associada a subvenções e isenções fiscais, avança sobre o fundo público para a garantia de acumulação de capital. III. O projeto da reforma sanitária flexibilizado que adquire contornos próprios em meio às contradições inerentes à implementação do SUS, no contexto da reconfiguração do Estado brasileiro e progressivo desmonte e subfinanciamento das políticas públicas, atende às exigências da política macroeconômica adotada no país. IV. As disputas entre esses projetos inscrevem-se no processo de desenvolvimento do próprio sistema capitalista em sua fase liberal, com o recrudescimento dos direitos sociais para a classe trabalhadora e participação cada vez maior do mercado, em todos os aspectos da vida social. |
Estão CORRETAS
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.