Para Mioto (2015), existe uma contraditória relação entre família e política social, evidenciando a questão do trabalho familiar. Sobre a temática, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Enquanto a família, no campo da seguridade social, tem sido incorporada como um recurso fundamental no atendimento das necessidades humanas (principalmente na função de suprir o retraimento do Estado na garantia de direitos), no campo das políticas de conciliação entre trabalho e família, a inclusão parece ser diferente.
( ) Compreender as bases em que as sociedades proporcionam a sobrevivência e o bem-estar de seus membros implica considerar apenas a forma de trabalho, remunerado, bem como as relações que se estabelecem entre esses membros nos marcos da sociabilidade contemporânea.
( ) O grande embate que se tem colocado no campo das relações entre política social e família refere-se às tendências entre uma perspectiva que persiste na ideia de manter as atividades de cuidado dentro da casa e tem redundado em um amplo processo de mercadorização e no aprofundamento da desigualdade de classe e de gênero.
( ) Dentro do quadro atual das transformações ocorridas na família e no mundo do trabalho, é necessária a instauração de mecanismos públicos que proporcionem às famílias/mulheres condições para gerir o trabalho de reprodução e para enfrentar os problemas advindos da própria precarização do trabalho.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V – V.
V – V – V – V.
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – F – V – V.