Os/As Assistentes sociais, nas instâncias públicas de controle democrático, estão vinculados quando assumem a representação política e participam como conselheiros e/ou atuam como espaço sócio-ocupacional, desenvolvendo ações de assessoria aos conselhos ou a alguns de seus segmentos - usuários, trabalhadores e poder público (BRAVO, 2009). Segundo autora, com relação à ação do assistente social, reconhece-se:
I-Atuação como apoio-técnico de suporte aos conselhos na elaboração da pauta e de relatórios da reunião, convocação das reuniões, organização da documentação. [...] Esse tipo de atividade precisa de reflexão, pois a atuação profissional está reduzida à atividade administrativa, de suporte legal aos conselhos, não estabelecendo relação com o projeto ético-político da categoria.
II-Atuação como apoio-técnico ou técnico-administrativo, ou seja, os profissionais dão suporte aos conselhos exercendo as seguintes atividades: elaboração da pauta e de relatórios da reunião, convocação das reuniões, organização da documentação. [...] Esse tipo de atividade imprescindível não pode ser entendida como ação profissional administrativa.
III-As ações técnico-políticas não cabem ao profissional, considerando que é inadequado manifestar opinião, pois encontram-se como apoio técnico-administrativo e devem manter neutralidade ideológica, em concordância com projeto ético-político.
IV-As ações técnico-políticas, desenvolvidas pelos assistentes sociais, junto aos conselhos e/ou segmentos dos conselhos que envolvem a democratização e socialização da informação, realização de pesquisas e ação socioeducativas.
V-Assessoria às instâncias públicas de controle democrático não pode ocorrer de forma articulada com os movimentos sociais, pois deve manter neutralidade ideológica, em concordância com projeto ético-político.
Assinale a alternativa correta que sintetiza as reflexões da autora sobre o trabalho do assistente social nos espaços de controle democrático:
I e III, apenas.
II, III e V, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e V, apenas.