No texto “Serviço Social e práticas democráticas na saúde” (2006), Vasconcelos critica a existência de uma desconexão entre a prática profissional e as possibilidades de prática contidas na realidade. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
A entrevista profissional, realizada pelos assistentes sociais são objeto da ação profissional.
A observação de campo e as entrevistas são instrumentos que possibilitam o exercício da profissão e também embasam teoricamente seu objeto de intervenção.
O objeto da ação profissional só pode ser apreendido a partir de uma leitura crítica da realidade, fruto de uma conexão entre a prática profissional e o debate hegemônico na categoria.
A postura dos profissionais deve ser de observação da realidade, baseada numa análise estruturalista da realidade, mas que também respeite o movimento das unidades de saúde e as rotinas institucionais.
A ação profissional emerge a partir das experiências cotidianas e demandas trazidas pelos indivíduos, o que determina a qualidade, quantidade, caráter, tipo e direção do trabalho realizado pelos assistentes sociais.