Tendo como amparo o significado sócio-histórico da profissão na sociedade brasileira, conforme Yasbeck (2009), assinale a alternativa INCORRETA.
Constitui conceito fundamental para compreensão da profissão na sociedade capitalista aquilo que a tradição marxista define como reprodução social, que é o modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade.
A prática profissional do Serviço Social foge à polarização dos interesses de classes sociais, podendo, pois, ser repensada fora dessa trama. As implicações políticas do exercício profissional que se desenvolvem no contexto das relações entre as classes devem, portanto, ser relativizadas.
O Serviço Social participa tanto do processo de reprodução dos interesses de preservação do capital, quanto das respostas às necessidades de sobrevivência dos que vivem do trabalho.
O significado social da profissão do Serviço Social deve ultrapassar a análise em si mesmo para situá-lo no contexto de relações mais amplas que constituem a sociedade capitalista, particularmente, no âmbito das respostas que esta sociedade e o Estado constroem frente à questão social.