Imagem de fundo

Ao compreender o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma estratégia, o Projeto de Reforma...

Ao compreender o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma estratégia, o Projeto de Reforma Sanitária tem como base o estado democrático de direito, responsável pelas políticas sociais e, consequentemente, pela saúde. Destacam- se como fundamentos dessa proposta:

A

a democratização do acesso; a universalização das ações; a melhoria da qualidade dos serviços, com a adoção de um novo modelo assistencial pautado na integralidade e equidade das ações; a interdisciplinaridade nas ações, entre outros.

B

a mediação entre o estado e a população, com influência europeia, a fim de viabilizar o acesso dos usuários aos serviços e benefícios em forma de políticas sociais.

C

o questionamento feito pelos movimentos das categorias profissionais organizadas acerca das estratégias de controle e repressão das classes trabalhadoras, adotadas pelo Estado.

D

a racionalização da saúde, com a proposta de medicina comunitária, que obteve grande repercussão no trabalho dos assistentes sociais no Brasil por meio da ampliação do campo profissional.