As definições de preconceito e de discriminação estão presentes nas discussões sobre racismo. Tomando como referência o caderno “Assistente Social no combate ao preconceito” (2016), as categorias analíticas citadas são tidas como importantes para o trabalho do(a) assistente social. Sobre os conceitos de preconceito e discriminação é correto afirmar que
I os conceitos são sinônimos e expressam ações de restrição ao acesso aos direitos humanos e ferem a Constituição Federal ao tratar da discriminação racial.
II os conceitos são sinônimos, complementam-se e referem as pré-noções, os julgamentos sobre o diferente, seja a diferença de cor, de credo religioso, da sua cultura.
III os conceitos são diferentes, mas, em alguns casos, complementam-se. As pré-noções retratam os pré-julgamentos por um indivíduo e/ou grupo em relação ao outro indivíduo e/ou grupo. A discriminação é marcada pela anulação ou restrição do reconhecimento da igualdade de condições, dos direitos e liberdade no campo político, econômico, social e outros.
IV a discriminação é a materialização do preconceito e poderá ser identificado em atitudes de hostilidade como palavras (escrita ou fala) ou símbolos.
V o preconceito age alijando as pessoas de acesso aos bens, expõe a pessoa a situações, vexatórias, humilha, invisibiliza, causa isolamento social. É uma situação de ameaça aos direitos e à dignidade humana.
Estão corretos os itens
III e IV, apenas.
II e IV.
IV e V, apenas.
III, IV e V.
I e II.