A ouvidoria no SUS é um canal de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, tem por objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados, embora essa atividade não seja uma atribuição privativa dos assistentes sociais. Diante do processo de transformação da sociedade moderna, o assistente social tem sido convocado a assumir novas demandas nos serviços de saúde, dentre essas a ouvidora. Acerca dessa demanda considera-se:
o assistente social historicamente vem desenvolvendo o processo escuta como uma tarefa que passou a fazer parte na relação com o usuário do serviço para poder realizar a triagem dos mais necessitados.
o assistente social é o profissional que ao longo dos anos vem amadurecendo suas ações, pautando-se de instrumentos e técnicas que lhes assegura bom desempenho no desenvolvimento de suas intervenções na realidade social.
o assistente social por ter sua base filosófica pautada em princípios humanista e religiosos passou a desenvolver ações de alivio de tensões, aprimorando desse modo a escuta.
o assistente social, dentro da equipe de saúde é o profissional que faz uma escuta qualificada e diferenciada, o que pode ser claramente identificado através dos princípios do Código de Ética Profissional
o assistente social e demais profissionais de saúde possuem competências para assumirem a ouvidoria porque estão acostumados a enfrentarem dificuldades do não acesso a bens e serviços ao usuários.