Questões de Concurso #1343035
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Q1343035
Serviço Social Politica Social
Atalhos
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Ano: 2017
Banca: Universidade do Estado do Pará - UEPA
Prova: UEPA - UEPA - Universidade do Estado do Pará - Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Cardiovascular - Área: Serviço Social

A ouvidoria no SUS é um canal de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, tem por objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados, embora essa atividade não seja uma atribuição privativa dos assistentes sociais. Diante do processo de transformação da sociedade moderna, o assistente social tem sido convocado a assumir novas demandas nos serviços de saúde, dentre essas a ouvidora. Acerca dessa demanda considera-se:

A

o assistente social historicamente vem desenvolvendo o processo escuta como uma tarefa que passou a fazer parte na relação com o usuário do serviço para poder realizar a triagem dos mais necessitados.

B

o assistente social é o profissional que ao longo dos anos vem amadurecendo suas ações, pautando-se de instrumentos e técnicas que lhes assegura bom desempenho no desenvolvimento de suas intervenções na realidade social.

C

o assistente social por ter sua base filosófica pautada em princípios humanista e religiosos passou a desenvolver ações de alivio de tensões, aprimorando desse modo a escuta.

D

o assistente social, dentro da equipe de saúde é o profissional que faz uma escuta qualificada e diferenciada, o que pode ser claramente identificado através dos princípios do Código de Ética Profissional

E

o assistente social e demais profissionais de saúde possuem competências para assumirem a ouvidoria porque estão acostumados a enfrentarem dificuldades do não acesso a bens e serviços ao usuários.