Imagem de fundo

Na contemporaneidade sobressai um debate acerca das polêmicas sobre a ontologia do trab...

1
Q1378377
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Assistente Social - 2016

Na contemporaneidade sobressai um debate acerca das polêmicas sobre a ontologia do trabalho e o Serviço Social. Dessa forma, assinale a alternativa correta quanto aos argumentos divergentes no seio da categoria dos assistentes sociais.

A

Para Sara Granemann, o trabalho tem o poder de transformar a natureza e, todo ato de trabalho é sempre um ato social, pois transforma a natureza nos bens necessários. Com isso, defende que o Serviço Social não é trabalho. Coloca que o Serviço Social se insere na organização humana e não no trabalho em si. Ou seja, atua nas relações puramente sociais, nas relações entre os homens.

B

De acordo com Sérgio Lessa, o Serviço Social não é trabalho porque o Serviço Social não realiza a transformação da natureza nos bens materiais necessários à reprodução social. Cumpre a função entre os homens e a natureza, atuando nas relações puramente sociais, nas relações entre os homens.

C

Segundo Marilda Iamamoto, o ato de trabalho não se reduz a relação homem x natureza na relação capital x trabalho há a materialização das relações sociais e a personificação das coisas. Diante da intensificação da exploração do trabalho torna invisível a centralidade do trabalho.

D

Marilda Iamamoto afirma ser a condição de trabalhador assalariado a única semelhança existente entre o trabalho do assistente social e o trabalho operário – aquele que transforma a natureza em meios de subsistência e de produção, ou mesmo quando opera sobre uma matéria-prima.