Sobre os fundamentos e tendências atuais da seguridade social brasileira, marque a alternativa correta de acordo com Boschetti (2009).
As primeiras iniciativas de benefícios previdenciários que vieram a constituir a seguridade social no século XX nasceram na Alemanha, em 1883, tendo como principal objetivo a luta contra a pobreza e a instituição do Welfare State.
A seguridade social brasileira, instituída com a Constituição Brasileira de 1988, incorporou princípios do modelo bismarkiano (Alemanha, 1883) e do modelo beveridgiano (Inglaterra, 1942), ao restringir a previdência aos trabalhadores contribuintes, universalizar a saúde e limitar a assistência social a quem dela necessitar.
A seguridade social no Brasil avançou no sentido de fortalecer a lógica social proposta pelo Plano Beveridge, pois, a partir de 1990, universalizou o acesso à saúde, à assistência social e à previdência social, garantindo a plena satisfação dos direitos sociais.
No Brasil, a lógica social estruturou e estabeleceu os critérios de acesso da previdência e da saúde desde o ano de 1927 até a Constituição de 1988.