A avaliação de programas e serviços sociais constitui etapa do ciclo de desenvolvimento das políticas públicas, no que concerne à gestão e planejamento de suas ações e é entendida como parte constitutiva do processo da política pública (Carvalho, 2003). Considerando as informações apresentadas e conhecimentos sobre avaliação de políticas, programas e projetos, é CORRETO afirmar:
A avaliação formativa cuida de apurar os resultados do programa, avaliar se está sendo efetivo em alcançar os objetivos para os quais foi criado. Nesse tipo de avaliação, questiona-se quanto ao valor que o programa agrega para a sociedade, no que ele soma ao estoque de valor social
As metodologias empregadas na avaliação de programas e políticas derivam das ciências sociais e um dos modelos compreendidos, são as análises quantitativas, as quais adotam métodos estatísticos e econométricos na descrição da situação problema, da evolução dos indicadores de metas e resultados do programa e da evolução do quadro social, econômico e ambiental no tempo.
Os métodos qualitativos são indicados tanto na análise histórica e documental das políticas públicas com objetivo de sintetizar o aprendizado organizacional, como também para se estimar o impacto dos programas, realizar simulações, projetar tendências e analisar cadeias causais.
Denomina-se avaliação ex-ante aquela realizada anteriormente à decisão de implementá-lo ou do programa ganhar escala e alcançar o público-alvo para o qual foi planejado. Nesta avaliação julga-se ainda, durante a execução do programa, se há evidências que deem suporte a continuidade do programa ou se ele deve ser descontinuado, se deve ser mantido no formato original ou sofrer alterações. Se o programa tiver sido concluído avalia-se a pertinência de reproduzir a experiência futuramente.