Questão de concurso
1
Q1491867
Serviço Social Histórico do Serviço Social no Brasil e no Mundo
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Prova: UFMG - UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Assistente Social

No livro “Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica”, Marilda Villela Iamamoto, ao analisar o Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais, explicita o significado social da profissão. Em relação a tal construção analítica é INCORRETO afirmar que

A

o Serviço Social é uma profissão inserida na sociedade capitalista e participa da reprodução das relações de classes e do relacionamento contraditório entre elas, sendo uma profissão historicamente situada e configura-se como uma especialização do trabalho coletivo dentro da divisão social do trabalho peculiar à sociedade industrial.

B

as classes sociais fundamentais só existem em relação, pela mútua mediação entre elas e com isso a atuação do Assistente Social é polarizada pelos interesses de tais classes, portanto, o Assistente Social responde tanto a demandas do capital como do trabalho, privilegiando as demandas do primeiro.

C

no que se refere às respostas à questão social, a autora explicita que, historicamente, passou-se da caridade tradicional para a centralização e racionalização da atividade assistencial e de prestação de serviços sociais pelo Estado, à medida que se ampliou o contingente da classe trabalhadora e sua presença política na sociedade. O Estado passou a atuar sistematicamente sobre as sequelas da exploração do trabalho expressas nas condições de vida do conjunto dos trabalhadores.

D

o Serviço Social no Brasil afirmou-se como profissão estreitamente integrado ao setor público em especial, diante da progressiva ampliação do controle e do âmbito da ação do Estado junto à sociedade civil. Dessa forma, não se pode pensar a profissão no processo de reprodução das relações sociais independente das organizações institucionais a que se vincula.