Questão de concurso
1
Q1586385
Serviço Social Histórico do Serviço Social no Brasil e no Mundo
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - IDECAN
Prova: IDECAN - Prefeitura de Damianopolis - Prefeitura de Damianópolis - Assistente Social

Ao analisar os fundamentos “científicos” e o estatuto profissional do Serviço Social, Netto (2001) afirma que o sincretismo foi um princípio constitutivo do Serviço Social. Segundo o autor, os fundamentos objetivos da estrutura sincrética do Serviço Social são:

A

A emergência da profissão enquanto evolução da ajuda e da caridade; o seu vínculo com o pensamento cristão e a sua subalternidade técnica.

B

A condição dos assistentes sociais enquanto trabalhadores assalariados, o compromisso com os interesses da classe trabalhadora e a natureza difusa assumida pela “questão social”.

C

O universo problemático original que se lhe apresentou como eixo de demandas histórico-sociais; o horizonte de seu exercício profissional e a sua modalidade específica de intervenção.

D

O horizonte de seu exercício profissional, a intervenção profissional do assistente social balizada em processos investigativos com base no conhecimento científico que permite apreender a essência da realidade; a manipulação de variáveis empíricas.