Imagem de fundo

O processo de institucionalização da profissão, reconhecida na divisão social do trabal...

O processo de institucionalização da profissão, reconhecida na divisão social do trabalho, está vinculado à criação das grandes instituições assistenciais, estatais, paraestatais ou autárquicas. No debate contemporâneo sobre o Serviço Social, o objeto do trabalho é a questão social em suas múltiplas expressões. Significa, portanto, que

A

embora regulamentado como profissão liberal na sociedade, o Serviço Social se realiza como tal. Isso significa que o Assistente Social detém todos os meios necessários para a efetivação do seu trabalho.

B

ainda que dispondo de total autonomia na efetivação do seu trabalho, o Assistente Social independe, na organização da atividade, do Estado, da empresa, de entidades governamentais que viabilizam aos usuários o acesso a seus serviços.

C

o Assistente Social conheça as particularidades da história da sociedade brasileira, condição necessária para explicar os processos sociais como se produzem e reproduzem e como são experimentadas pelos sujeitos sociais que as vivenciam nas suas relações cotidianas.

D

o Assistente Social tem, nos instrumentos e técnicas, o único meio de intervenção profissional.

E

as instituições privadas são o único campo de trabalho do Assistente Social.