Segundo Martinelli (1994, p.137), “instrumental é o conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional”. Para Magalhães (2003, p.43), “a utilização do instrumental pressupõe interações comunicativas que podem ser efetuadas face a face ou por meio da escrita. No primeiro caso, estão a entrevista, o grupo, a reunião de equipe, a visita domiciliar e, no segundo, os relatórios e os laudos.” Tendo presente a entrevista enquanto instrumental do Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:
As peculiaridades da linguagem devem ser observadas, porque fornecem indícios importantes para avaliação. Tal fato significa “falar igual”, para que o usuário se sinta à vontade e acolhido.
Um bom entrevistador ouve muito e fala pouco, ou seja, deixa o usuário falar à vontade; mesmo que este seja prolixo e repetitivo, não há pressa.
Quando na entrevista é utilizado um roteiro, este não pode se caracterizar como questionário.
Na relação de igualdade estabelecida com o usuário é permitido ao profissional de Serviço Social estabelecer críticas e aconselhar os usuários sobre seus serviços.
Silêncios também são diálogos que comunicam mensagens, por isso o assistente social deve interrompê-los e questionar o usuário quanto ao seu significado.