A entrevista é um instrumento de trabalho utilizado amplamente por diferentes profissões e com finalidades diversas. O Serviço Social brasileiro trabalha com a entrevista desde a sua origem como profissão, tendo em vista que essa se configura como um instrumental técnico-operativo fundamental no trabalho do assistente social. Assim, analise as afirmativas que seguem:
I- Na perspectiva tradicional, a preocupação era com a forma como a entrevista era desenvolvida, com as técnicas utilizadas, com a relação interpessoal estabelecida entre assistente social e “cliente”.
II- A entrevista é sempre uma relação face-a-face entre duas ou mais pessoas, sendo que a diferenciação em seu uso é dada pela maneira e a intenção de quem a pratica, mas reconhecendo que é uma relação de distância e envolvimento, conhecimento e ação, pensamento e realidade, interação e conflito, mudar e ser mudado.
III- A entrevista é um instrumental técnico-operativo que permite realizar uma escuta qualificada e estabelecer uma relação dialógica intencional com o usuário.
IV- É através do diálogo que o movimento de ação-reflexão-ação propicia aos envolvidos (assistente social e usuário) o desenvolvimento de um processo de análise crítica da situação, desencadeada a partir da fala do usuário.
V- A entrevista constitui-se em um processo de diálogo entre o assistente social e os seus usuários, com o objetivo de intervir na realidade social.
É correto afirmar que:
Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.