Questão 1018908 - Socialização secundária: educação
Concurso: Secretaria de Estado de Educação do Estado do Ceará - CE (SEDUC/CE) 2018 (2ª edição)
Cargo: Professor - Área: Sociologia
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Nível: Superior
Sociologia (Ciências Sociais) Conceitos sociológicos O processo de socialização Socialização secundária: educação
A função de reprodução da escola é uma invariante das sociedades modernas, que precisam encontrar nos veredictos escolares, ratificando as competências e o mérito das pessoas, a justificativa das hierarquias sociais produzidas pelas desigualdades escolares. Consequentemente, a reprodução passaria, primeiro, pela transformação das desigualdades sociais em desigualdades escolares de mesma extensão e, depois, das desigualdades escolares em desigualdades sociais em um circuito idêntico de repetição. DUBET, François; DURU-BELLAT, Marie; VÉRÉTOUT, Antoine. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 14, nº 29, jan./abr. 2012. p. 22-70.
Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira.
- A. A escola possibilita aos indivíduos crescimento intelectual e autonomia como meio de resolução das desigualdades escolares e, com isto, superar as diferenças sociais.
- B. A escola integra os indivíduos à sociedade valorizando suas diferentes trajetórias que e os distintos lugares sociais que ocupam, promovendo, deste modo, a superação das diferenças de cada aluno.
- C. A escola reproduz as hierarquias sociais pela valorização dos méritos e competências socialmente dominantes, cabendo-lhe, por meio da certificação do conhecimento, legitimar a reprodução das desigualdades sociais.
- D. É pela escola que o indivíduo adquire capital cultural e simbólico diferenciado da hierarquização dos valores que organizam a ordem simbólica da sociedade e de seus diferentes lugares.