Questões de Concurso de O processo de socialização - Sociologia (Ciências Sociais)

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Questão de Concurso - 1177198

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Ciências Sociais 2019

Questão 32

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Confiança é um importante fator de produção de autoridade nas organizações profissionais. Nas organizações profissionais, é de natureza fiduciária. É correto afirmar que

  • A.

    a escolha do profissional é “livre”, ele não é nomeado e eu posso deixar de escolher esse profissional quando eu quiser.

  • B.

    cada funcionário exerce uma função numa hierarquia de status controlada por seus superiores; a competência é específica; o funcionário é recrutado por concurso e por títulos.

  • C.

    esse profissional é nomeado, a confiança se dá pelo fato do profissional ter sido escolhido em concurso público.

  • D.

    a confiança no profissional é resultante da área de saber e da técnica que domina; está subordinada a certificação profissional e é exercida em proveito das instituições que o credenciaram.

Questão de Concurso - 966223

Concurso SEDUC Professor - Área: Sociologia 2017

Questão 62

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue os itens seguintes. De uma perspectiva sociológica, as instituições sociais existem independentemente de e para além da coerção social.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1050090

Concurso PM BB Aluno Oficial/Aspirante a Soldado - PM 2016

Questão 14

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Sobre o processo de socialização, podemos afirmar corretamente que
  • A. ocorre na fase adulta, quando as pessoas podem escolher profissão, orientação sexual e relacionamentos afetivos.
  • B. começa na infância, no âmbito familiar, e se estende até o fim da adolescência, quando se encerra a fase escolar.
  • C. apresenta uma contradição entre o privado (a família) e o público (a escola), tendo como consequência a inadaptação social moderna.
  • D. tem sido aprofundado por conta dos meios de comunicação que integram os indivíduos cada vez mais ao meio social.
  • E. nunca se conclui durante a vida do indivíduo, pois é contínuo e ocorre em cada grupo social de que este faça parte.

Questão de Concurso - 505048

Concurso MPE Analista - Área Sociologia 2011

Questão 56

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

A sociabilidade é uma capacidade natural dos seres humanos para viver em sociedade, que se desenvolve pelo processo de socialização. Destaca(m)-se neste processo:

  • A.

    assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos de um grupo, em que o processo de socialização varia de cultura para cultura.

  • B.

    capacidade da pessoa em assimilar regras e hábitos de sua cultura como única.

  • C.

    conflitos sociais no todo.

  • D.

    apenas os aspectos individuais do homem.

  • E. uma assimilação dos hábitos, das regras e dos costumes característicos deumgrupo.

Questão de Concurso - 808961

Concurso PM SP Aluno Oficial/Aspirante a Soldado - PM 2015

Questão 15

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

O conceito de identidade social se tornou central na Sociologia nos últimos anos, por possibilitar a compreensão de quem somos e quem são as outras pessoas.

Sobre a formação da identidade social dos indivíduos, é correto afirmar que é formada

  • A. por processos contínuos de interação social.
  • B. na socialização primária dos indivíduos.
  • C. na inserção do indivíduo no mercado de trabalho.
  • D. pelo olhar que o indivíduo tem de si mesmo.
  • E. pela identificação com as ideologias políticas existentes na sociedade.

Questão de Concurso - 1018905

Concurso SEDUC Professor - Área: Sociologia 2018

Questão 41

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

“[...] tendo como meta escolas sem violências, é de indiscutível importância identificar medidas para que essas se apresentem como espaços seguros para todos os seus membros. Certamente, é consensual na sociedade que a segurança escolar constitui-se em um valor em si mesma, uma vez que afeta a vida, a integridade física, emocional e psicológica de alunos, professores, funcionários e pais/responsáveis. Ademais, a violência ou a ameaça de violência – em suas diversas modalidades – tem um impacto direto na qualidade da educação, no modo como os professores e estudantes desenvolvem seu trabalho em sala de aula, no ambiente escolar, no rendimento dos alunos e na qualidade de vida de suas famílias”

(ABRAMOVAY. Miriam. Programa de prevenção à violência nas. escolas. Disponível em http://flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nas- Escolas.pdf).

Considerando o que se afirma no texto acima, é correto dizer que

  • A. a violência escolar é reflexo direto da violência na sociedade. Para superar as violências que se realizam em seu espaço, são necessárias ações de controle social externo à própria escola.
  • B. a escola é um espaço voltado para a educação, razão pela qual a segurança escolar requer ações específicas de enfrentamento às violências no seu cotidiano porque afetam não apenas a integridade física dos estudantes, mas a educação em geral e a própria vida das famílias envolvidas.
  • C. as violências presentes na escola ou a ameaça de violência na escola deve ser tratada em si mesma justamente porque exige medidas de controle e punição atreladas ao castigo como ato educativo.
  • D. o enfrentamento da violência escolar é específico por ser a escola espaço de formação intelectual de jovens. É tarefa da escola mobilizar os professores em sua autoridade moral e intelectual para controlar as pulsões dos estudantes.

Questão de Concurso - 1018923

Concurso SEDUC Professor - Área: Sociologia 2018

Questão 59

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

“À medida que a polícia possui atribuições e poderes para usar a força e manejar instrumentos visando ao seu exercício, ela pode facilmente praticar, nos mais diversos contextos nacionais, abusos ou excessos contra os cidadãos. Muitos desses excessos implicam o emprego da força como castigo, e não como um recurso instrumental para individualizar, identificar o autor, restringir ou prevenir condutas consideradas como juridicamente inaceitáveis. As condições de possibilidade para isso são os juízos morais de culpabilidade dos suspeitos, a desconfiança no sistema formal de justiça penal, como entidade à qual se reserva a imposição do castigo legal, e a existência de uma demanda social para que os policiais atuem como executores de castigos contra determinadas "clientelas". Embora os policiais entrevistados não possuam a mesma compreensão do castigo e dos meios para ministrálo, eles o praticam com apoio dos seus colegas de trabalho, de modo informal e com maior ou menor visibilidade, a depender das circunstâncias, contra certos indivíduos e grupos. Um aspecto decisivo para reduzir a possibilidade de castigo é o poder de reclamação do cidadão, traduzido em capacidade de denunciar e processar policiais por essa prática”. MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; PAES-MACHADO, Eduardo. Polícia para quem precisa de polícia: contribuições aos estudos sobre policiamento. Caderno CRH, v. 23, n. 60, p. 437-447, 2010.

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) As forças policiais são agências que possuem a função e a autorização para uso legítimo da força.

( ) A violência policial acontece quando policiais autorizados para o uso legítimo da força ultrapassam os limites e excedem suas funções ao violarem direitos de cidadania.

( ) Os excessos produzidos pelas forças policiais atendem aos anseios dos seus operadores que desejam usar o castigo físico como meio de resolver seus problemas.

( ) A violência policial atinge de maneira discriminada determinados sujeitos no interior de uma sociedade na qual determinados segmentos demandam esse tipo de ação.

Esta correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, F, V, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. V, V, V, F.
  • D. V, V, F, V.

Questão de Concurso - 1018936

Concurso SEDUC Professor - Área: Sociologia 2018

Questão 72

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nível Superior

“O modo com o qual a linguagem opera a favor da normatividade é amplamente percebido no caso de Ana, chamada de “Canhão” (referente à estética), “Bombril”, “Cabelo de vassoura” (raça) e “Sargento”. Quanto a “sargento”, não consegui obter sequer uma justificativa por parte das crianças, mas acredito estar negativamente associado à postura exacerbadamente agressiva de Ana, o que a “masculinizaria”. Estigmatizada no olhar racializado dos garotos brancos, Ana ainda se torna alvo de chacota devido a um comportamento que transgride a matriz heterossexual. Mas, novamente, a reconfiguração do sexo e do gênero ganha um caráter de desvalorização. Através de um gênero masculinizado que não corresponde à linearidade esperada pela matriz heterossexual e na relação com outros marcadores sociais “desprivilegiados”, Ana tem garantido o “direito” a uma posição inferiorizada nas relações de poder produzidas no interior do grupo”.

SOUZA, Érica Renata. Marcadores sociais da diferença e infância: relações de poder no contexto escolar. Cadernos Pagu, n. 26, p. 169-199, 2006.

Considerando o que se afirma no texto, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. Os marcadores sociais da diferença garantem a Ana reconhecimento social apesar de contrariar padrões politicamente corretos.
  • B. A linguagem utilizada para definir Ana retrata diferenças sociais que compõem relações de poder socialmente referenciadas por marcadores expressos no corpo.
  • C. O comportamento de Ana reflete maneiras de se adaptar às regras sociais estabelecidas e reivindicadas pelo uso de linguagens jocosas.
  • D. A linguagem é utilizada como dispositivo disciplinar para normalizar a conduta de Ana e permitir sua integração ao grupo.

Questão de Concurso - 1083076

Concurso IFSP Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico 2018

Questão 35

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Nível Superior

“Domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania” (BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases, 1996, art. 35, parag. 3).

“Serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio” (BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases, 2008, art. 36, § III).

“A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia” (BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases, 2017. Art. 35 - A, parag. IV, §2º).

Desde a Constituição Federal de 1988, a sociologia como disciplina da educação básica passou por diferentes alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estas modificações, quanto ao status legal da sociologia como componente curricular do ensino médio, indicam que:

  • A.

    A sociologia se apresentou como uma fração das disputas que se colocam sobre a escolarização, e as modificações em seu status legal acompanham as mudanças no cenário político nacional.

  • B.

    Foi considerada fundamental pelos partidos políticos para o processo de redemocratização do país, por isso tentou-se aprimorar a forma como se apresenta na lei desde então.

  • C.

    As modificações na lei, que inclui a sociologia no ensino médio, não tiveram impacto em sua aplicação nos sistemas escolares, pois é somente uma alteração formal.

  • D.

    A reforma do ensino médio de 2017 garante que a sociologia permanecerá como disciplina obrigatória do currículo escolar, porém não mais em todos as séries.

Questão de Concurso - 717694

Concurso SEE Professor - Área: Sociologia 2013

Questão 74

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

 

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.

O psicologismo está nas origens do pensamento sociológico e conforme o pressuposto de que parte, a vida social manifesta-se a partir da vontade dos indivíduos, fruto de um acordo que estabeleceram para contornar os inconvenientes de sua solidão.
  • C. Certo
  • E. Errado