Sociologia (Ciências Sociais) Conceitos sociológicos O processo de socialização

“[...] tendo como meta escolas sem violências, é de indiscutível importância identificar medidas para que essas se apresentem como espaços seguros para todos os seus membros. Certamente, é consensual na sociedade que a segurança escolar constitui-se em um valor em si mesma, uma vez que afeta a vida, a integridade física, emocional e psicológica de alunos, professores, funcionários e pais/responsáveis. Ademais, a violência ou a ameaça de violência – em suas diversas modalidades – tem um impacto direto na qualidade da educação, no modo como os professores e estudantes desenvolvem seu trabalho em sala de aula, no ambiente escolar, no rendimento dos alunos e na qualidade de vida de suas famílias”

(ABRAMOVAY. Miriam. Programa de prevenção à violência nas. escolas. Disponível em http://flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nas- Escolas.pdf).

Considerando o que se afirma no texto acima, é correto dizer que

  • A. a violência escolar é reflexo direto da violência na sociedade. Para superar as violências que se realizam em seu espaço, são necessárias ações de controle social externo à própria escola.
  • B. a escola é um espaço voltado para a educação, razão pela qual a segurança escolar requer ações específicas de enfrentamento às violências no seu cotidiano porque afetam não apenas a integridade física dos estudantes, mas a educação em geral e a própria vida das famílias envolvidas.
  • C. as violências presentes na escola ou a ameaça de violência na escola deve ser tratada em si mesma justamente porque exige medidas de controle e punição atreladas ao castigo como ato educativo.
  • D. o enfrentamento da violência escolar é específico por ser a escola espaço de formação intelectual de jovens. É tarefa da escola mobilizar os professores em sua autoridade moral e intelectual para controlar as pulsões dos estudantes.