Crítica da sociedade é crítica do conhecimento e vice-versa.
(ADORNO, Theodor W. “Sobre Sujeito e Objeto”. In: Palavras e Sinais − Modelos Críticos 2. Petropólis. Vozes, 1995)
A crítica ao positivismo foi um dos eixos da obra de Theodor Adorno. Dentre seus elementos, destaca-se:
O positivismo falhou ao não conseguir conceber uma engenharia social suficientemente eficaz para resolver os problemas sociais que inspiraram o surgimento da Sociologia.
As teses centrais dos fundadores da Sociologia - tais quais a ideia durkheimiana de que os fatos sociais deveriam ser tratados como coisas – incidiam em erro porque seus formuladores foram levados pelo entusiasmo cientificista próprio ao século XIX.
O positivismo é uma expressão ideológica da burguesia, e as teorias sociológicas elaboradas sob seu influxo são concebidas tendo em vista a dominação de classe.
O positivismo, ao tentar se ater o máximo possível aos fatos e recusar a influência de teorias previamente constituídas sobre o processo de pesquisa, impede um conhecimento verdadeiramente objetivo da realidade.
A realização de pesquisas empíricas não serve a uma teoria crítica da sociedade, devendo a Sociologia consistir essencialmente em reflexões de cunho teórico.