Imagem de fundo

(Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Charge+de+Marx+sobre+o+trabalho&...

(Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Charge+de+Marx+sobre+o+trabalho&biw= #imgrc=HUiNrOuVwvi4iM%3ª.)


Trabalho como sacrifício


“Historicamente a palavra trabalho esteve vinculada a algo ruim, negativo. De certa forma, parte dessa visão ainda se mantém. O termo TRABALHAR provém do românico tripaliare, que no latim se transformou em tripalium, aparelho de tortura usado para extrair confissões dos condenados. Ou seja, em sua origem, o termo pode ser associado à ideia de sacrifício. Na Idade Média a ideia de trabalho estava relacionada ao papel de cada um na sociedade.”

(Kupper, 2014, p. 101.) A


Ao analisar a imagem e o texto e tendo em vista as ideias de Karl Marx sobre o trabalho, infere-se corretamente que

A

o homem não seria distinto e superior aos demais animais, isto é, não seria um homem, e nem seria um ser social, se não alcançasse a dignidade e a autonomia através do trabalho.

B

somente as ações coletivas propiciadas pelo trabalho humano gerariam as regularidades da vida social, ou seja, as leis sociológicas e econômicas que permitem ao homem a vida cidadã.

C

é só a partir da teoria Marxista que o trabalho passa a adquirir valor definitivo como forma de participação política e garantia econômica, tanto do trabalhador, quanto da sociedade como um todo.

D

a partir do trabalho industrial capitalista, que se dá de fato a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual. O processo de trabalho é desmontado pelo capital que o remonta à sua própria lógica. A alienação é então total.