Leia o texto a seguir.
Meios de comunicação de massa é um termo coletivo utilizado para indicar diversas tecnologias que se desenvolveram em formato institucional para a difusão, em vasta escala, da informação e da cultura nas sociedades modernas. Estas tecnologias são conhecidas por seus nomes tradicionais: imprensa, rádio, televisão, cinema, entre outros. Todavia, enquanto meios de comunicação de massa, estas tecnologias compartilham certas características e, em conjunto, integram uma instituição social que possui um status similar ao de instituições mais tradicionais. A aquisição de um status institucional implica um conjunto de atividades e de relações organizadas e inter-relacionadas, regulamentadas por finalidades, critérios, convenções e normas específicas.
Com base no texto, podemos afirmar que os meios de comunicação de massa adquiriram o status de instituição social uma vez que
alcançaram uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, a partir de um único emissor, ampliando o acesso livre da sociedade à informação.
separaram a indústria cultural, produtora de bens culturais para a elite, das massas sociais receptoras de bens culturais populares padronizados.
absorveram funções significativas de disciplina e integração social, antes desempenhadas por instituições como a igreja, a escola e a família.
desestruturam os veículos tradicionais de informação e cultura, substituindo-os por tecnologias móveis marcadas por uma interação autoral descentralizada.
assumiram um papel central no marketing, cujas campanhas e propaganda alimentam o desenvolvimento econômico da indústria de serviços culturais para as massas.