Imagem de fundo

Ao falar sobre a função social da escola, é visto que é um assunto bem complexo, sendo ...

Ao falar sobre a função social da escola, é visto que é um assunto bem complexo, sendo que existem várias linhas de pensamento sobre a educação e suas funções.

Partindo desse pressuposto, analise os itens a seguir:

I. Para DURKHEIN a educação deve ser vista como um instrumento de transformação social e não uma educação reprodutora dos valores do capital, para ele, a uma necessidade de uma escola politécnica estabelecendo três pontos principais: o ensino geral que é o estudo da literatura, ciências, letras etc.

II. Para KARL MARX a educação deve formar indivíduos que se adapte a estrutura social vigente instituindo os caminhos e normas que cada um deve seguir, tendo sempre como horizonte a instituição e manutenção da ordem social, a educação é um forte instrumento de coesão social e cabe ao estado ofertá-la e supervisioná-la.

III. Para MAX WEBER a educação é um modo pelo qual os homens são preparados para exercer as funções dentro da sociedade, sendo uma educação racional, a visão de educar está vinculada enquanto formação integral do homem, uma educação para habilitar o indivíduo para a realização de uma determinada tarefa para obtenção de dinheiro dentro de uma sociedade cada vez mais racionalizada e burocrática e estratificada.

Está(ão) CORRETO(S):

A

Apenas o item I

B

Apenas o item II

C

Apenas o item III

D

Os itens I e II

E

Os itens I e III