Imagem de fundo

O lugar em que nos situamos determinará nossa interpretação a respeito do duplo fenômen...

O lugar em que nos situamos determinará nossa interpretação a respeito do duplo fenômeno do racismo e do sexismo. Para nós, o racismo se constitui como a sintomática que caracteriza a neurose cultural brasileira. Nesse sentido, veremos que sua articulação com o sexismo produz efeitos violentos sobre a mulher negra em particular. [...]. O fato é que, enquanto mulher negra, sentimos a necessidade de aprofundar nossa reflexão, em vez de continuarmos na reprodução e na repetição dos modelos que nos eram oferecidos pelo esforço de investigação das ciências sociais.


GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: RIOS, Flavia; LIMA, Márcia (orgs). Por um feminismo afro-latino-americano: Lélia Gonzalez, 2020, p. 76-77, com adaptações.


Com base nas análises apresentadas por Lélia Gonzalez acerca do fenômeno da violência, do racismo e do sexismo na cultura brasileira, assinale a alternativa correta.

A

A neurose cultural brasileira é um conceito da autora que destaca o quanto o Brasil e a própria cultura legítima valorizavam a contribuição dos povos negros e indígenas para a construção da identidade nacional.

B

Uma das principais críticas da autora é relacionada ao apagamento sistemático das contribuições dos povos negros e indígenas nos vários elementos que constituem a cultura brasileira. A neurose cultural brasileira é um conceito que explica esse processo.

C

A autora criticou a análise realizada pelas ciências sociais em relação à “democracia racial” e à “submissão passiva” dos povos negros e indígenas escravizados, uma vez que tais teorias elucidavam a contribuição desses povos na constituição da cultura brasileira.

D

Lélia Gonzalez, como intelectual negra, concordava com Gilberto Freyre e com Caio Prado Júnior nas análises quanto à contribuição dos povos negros e indígenas para a formação da cultura brasileira.

E

A neurose cultural brasileira é um conceito que propõe uma análise interseccional entre classe, gênero e raça, contribuindo para o pensamento relativo à harmonia histórica entre a diversidade etnicorracial no País.