Imagem de fundo

A história de vida é uma daquelas noções do senso comum que entram de contrabando no un...

A história de vida é uma daquelas noções do senso comum que entram de contrabando no universo acadêmico; primeiro, sem tambor nem trompete, pelos etnólogos; depois, mais recentemente, e não sem estrondo, entre os sociólogos. Falar de história de vida é pressupor pelo menos, e isto não é pouco, que a vida é uma história e que, como no tı́tulo de Maupassant, Une vie, uma vida é inseparavelmente o conjunto de acontecimentos de uma existência individual concebida como uma história e o relato desta história.

-

BOURDIEU, Pierre. A Ilusão biográfica. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5644125/ mod_resource/content/1/BOURDIEU%2C%20Pierre.%20A%20ilusão%20biográfica.pdf >. Acesso em: 17 set. 2022.

-

Considerando-se as contribuições metodológicas de Pierre Bourdieu para as ciências sociais, acerca da noção de ilusão biográfica, assinale a alternativa correta.

A

O conceito de ilusão biográfica definido por Bourdieu é uma crítica ao estudo dos etnólogos e sociólogos em relação ao não uso da entrevista para a reconstituição histórica das trajetórias sociais.

B

Ilusão biográfica é uma crítica metodológica sobre o uso do questionário como instrumento de coleta de dados, já que este desconsidera as relações mais amplas entre biografia e história dentro da sociedade.

C

A ilusão biográfica é a capacidade de passar de uma perspectiva a outra, das relações entre biografia e história, suas dinâmicas, disputas e relações de entrecruzamento através dos espaços sociais com relativa autonomia.

D

A ilusão biográfica não leva em conta o conjunto de disposições sociais e das estruturas objetivas que explicariam, histórica e contextualmente, motivações, rupturas e contradições da reconstituição biográfica na pesquisa social.

E

O conceito de ilusão biográfica proposto por Bourdieu vai ao encontro da postura de etnólogos, historiadores e sociólogos sobre o uso indiscriminado de métodos que se propõem a reconstituir a história de personagens ilustres de forma crítica.