Imagem de fundo

Guimarães (1999, p. 13) defende a tese de que “Raça é um conceito que não corresponde a...

Guimarães (1999, p. 13) defende a tese de que “Raça é um conceito que não corresponde a nenhuma realidade natural. Trata-se, ao contrário, de um conceito que denota tão somente uma forma de classificação social, baseada em uma atitude negativa frente a certos grupos sociais, e informada por uma noção específica de natureza, como algo endodeterminado. A realidade das raças limita-se, portanto, ao mundo social.” Dessa definição do conceito de raça, Guimarães conclui que:

A

o racismo faz passar por realidade natural preconceitos, interesses e valores sociais negativos associados a grupos e indivíduos.

B

como raça não existe biologicamente, não é possível dizer que existe racismo no Brasil, assim como não deve haver ações afirmativas relacionadas à raça.

C

estudar o conceito de raça e as manifestações de racismo são apenas formas de legitimar comportamentos sociais ruins.

D

afirmar que a realidade das raças se limita ao mundo social é o mesmo que afirmar que ela é uma fantasia de alguns indivíduos.

E

o racismo é uma manifestação natural de discriminação devido à percepção de traços negativos comuns de outros indivíduos ou grupos.