" Ao discorrer sobre o 'Futuro do Etnocentrismo', parte-se da premissa de que a globalização, apesar de ter - em muitos casos diminuído as diferenças entre povos, não tem amenizado os preconceitos e as formas de discriminação que ocorrem em nome dessas diferenças".
GEERTZ. Clifford, Os usos da diversidade. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 5, n. 10,p. 13-34, maio 1999.
Com base nesta premissa, marque a alternativa incorreta sobre o etnocentrismo.
A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a seja como superior às demais.
Pressupõe que o individuo, ou grupo de referência, se considere superior àqueles que ele julga, e também que o indivíduo, ou grupo etnocêntrico, tenha um conhecimento multo limitado dos outros, mesmo que viva na sua proximidade.
O etnocentrismo está, certamente, entre as principais causas da intolerância internacional e da xenofobia (preconceito contra estrangeiros ou pessoas oriundas de outras origens), além da não consideração dos saberes locais.
Consiste em repudiar pura e simplesmente as formas culturais: morais, religiosas, sociais, estéticos, que são as mais afastadas daquelas com as quais nos identificamos. "Hábitos de selvagens", "na minha terra é diferente", "não se deveria permitir isso" tantas reações grosseiras que traduzem esse mesmo calafrio, essa mesma repulsa diante de maneiras de viver, crer, ou pensar que nos são estranhas.
Etnocentrismo é um preconceito que cada sociedade ou cada cultura produz. Ao mesmo tempo, isso não influencia a forma como os membros, normas e valores peculiares são percebidos. Se sua maneira de ser e proceder é a certa, então as outras não, necessariamente, estão erradas.