O trabalho na sociedade moderna e no sistema capitalista foi objeto de reflexão de autores clássicos como Marx, Durkheim e Weber. Sobre algumas dessas reflexões, considere as afirmativas abaixo:
.
I – Para Weber (2004), um dos elementos que permitiu o desenvolvimento do “espírito” do capitalismo moderno foi seu encontro histórico com a conduta de vida racional fundada na profissão como vocação, derivada do ascetismo puritano.
II – Para Durkheim (2010) a divisão do trabalho seria um fenômeno puramente econômico, restrito ao interior das fábricas e manufaturas, não se estendendo a outras esferas da vida social, como o mundo político, o administrativo, o artístico e o científico.
III – A divisão do trabalho e o uso das máquinas destituiria a autonomia do operário tornando-o um simples apêndice, aumentando a monotonia e a quantidade de trabalho e decrescendo o salário, segundo Marx e Engels (1999).
IV – A função da divisão do trabalho para Durkheim seria criar vínculos, laços de dependência e solidariedade entre os indivíduos, garantindo assim a ordem social e moral.
V – De acordo com Marx e Engels (1999), a época burguesa caracteriza-se por ter multiplicado os antagonismos de classe por meio da especialização do trabalho característica da produção industrial, tornando as classes sociais mais diversificadas.
.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
I, II e V apenas.
I, III e IV apenas.
I, III e V apenas.