Há evidências históricas de que a cultura humana esteve, sempre, desde seus primórdios,...

Há evidências históricas de que a cultura humana esteve, sempre, desde seus primórdios, intimamente ligada à noção da distinção e da discriminação entre grupos sociais. Mais recentemente, pode-se observar, no processo histórico, marcante tendência à diferenciação e à crescente complexidade das sociedades. Nesse contexto e considerando o texto acima, assinale a opção correta.

A
O fato de as sociedades, desde a Antiguidade, apresentarem distintas formas de discriminação social e, até mesmo, distribuição desigual de bens faz que a pobreza seja mais bem aceita pelas sociedades contemporâneas.
B
A existência de grandes parcelas da população mundial à margem dos benefícios proporcionados pelo desenvolvimento econômico-industrial-tecnológico e sem acesso à quantidade de bens minimamente necessários a sua sobrevivência devese, essencialmente, à baixa capacidade técnica, intelectual e social dessas parcelas da população em criar condições para sua própria sobrevivência.
C
O desenvolvimento industrial e o advento da produção em massa, que colocam em circulação, na sociedade, quantidade de produtos nunca antes imaginada, facilitam a aceitação do estado de carência de certas parcelas da população, haja vista o fato de que toda a produção industrial do mundo não seria suficiente para manter toda a população do planeta Terra.
D
As críticas às desigualdades sociais devem-se, basicamente, ao fato de que o mundo ocidental — ao contrário do que ocorria com os povos da antiguidade, que aceitavam as diferenças sociais como irreconciliáveis — aprimorou a consciência de constituir uma humanidade, à qual pertencem todos os habitantes do planeta Terra.