Imagem de fundo

A reflexão abaixo permite vários desdobramentos sobre o problema do preconceito e da di...

A reflexão abaixo permite vários desdobramentos sobre o problema do preconceito e da discriminação no trabalho. Uma das apresentadas é falsa; assinale-a.

A

No Brasil, a discriminação no trabalho recebe apenas condenação moral. Em razão disso, aquelas categorias que são alvo de preconceitos na sociedade poderão sofrer discriminações no mundo do trabalho, pois carecem da ajuda jurídica.

B

Preconceito de qualquer coisa ou preconceito de alguma coisa significa fazer um julgamento prematuro, inadequado sobre a coisa em questão. Supõe que um sujeito/indivíduo portador de preconceito deve poder causar algum prejuízo ao sujeito vítima do dito preconceito, considerando que sempre há um julgamento

C

Os múltiplos preconceitos de gênero, de raça/ cor, de classe, relativos à deficiência física ou mental, entre outros, têm lugar tipicamente nos espaços individuais e coletivos, nas esferas públicas e privadas.

D

As demandas nos espaços de trabalho, sobretudo em relação às mulheres, exigem juventude, boa aparência (magreza, altura, cabelos lisos e claros etc.), além da cor branca. As mulheres não-brancas são aceitas na proporção em que tais atributos estejam presentes, associados à sensualidade, evidenciando a manipulação dos componentes do preconceito.

E

No trabalho, é comum observar discriminações relativas à ocupação dos cargos, promoções e responsabilidades dentro das empresas, baseadas em preconceitos de raça/ cor, sexo, origem, aparência etc.