Diferentes recursos podem ser utilizados para ampliar o leque de possibilidades de trabalho em sala de aula, sendo um deles o uso de filmes que propiciem o debate sobre determinado tema. O filme “Acorda Raimundo” (Alfredo Neves, 1990) retrata o sonho de um mecânico, no qual ele assume os papéis desempenhados por sua esposa nos cuidados com os filhos, com a casa e com ele próprio. Ao longo do filme, Raimundo é solícito, compreensivo, ocupa-se dos filhos, dos afazeres domésticos, enquanto a mulher volta do trabalho alcoolizada, reclama das expensas etc. Mesmo a vivência em sonho não é suficiente, contudo, para alterar a atitude cotidiana do mecânico, marcada pela dominação dos homens sobre as mulheres.
A partir da síntese do filme considere:
I. O nó górdio, constituído pelos sistemas de dominação e exploração, pauta-se em classe social, gênero e etnia.
II. As identidades sociais compartilhadas consolidam comportamentos coletivos e são fontes de significado.
III. a identidade resulta de uma construção social, considerando a heterogeneidade do grupo social.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.