Sociologia (Ciências Sociais) Teorias sociológicas e Autores Sociologia do Consumo

O mundo contemporâneo vive momentos de intensa informação, comunicação e circulação de um consumo exarcebado de mercadorias diversas. Fenômenos globais colocam-se no espaço local e vice-versa. Um fenômeno em evidência é o Planejamento Estratégico para as cidades, cuja política objetiva o crescimento e a revitalização do espaço urbano. Esta proposta, atualmente, é vivenciada em várias cidades brasileiras que servirão de sede para a Copa do Mundo de 2014. Sobre essa proposta de política de reestruturação das cidades, qual das alternativas a seguir, representa a perspectiva analítica de Otilia Beatriz Fiori Aantes e Carlos B. Vainer sobre o espaço e o pensamento urbanos?

  • A.

    A cidade é colocada no mercado como um produto, gerida e consumida como mercadoria, cujo planejamento estratégico formaliza e institucionaliza uma parceria entre o público e o privado.

  • B.

    A reorganização dos espaços urbanos torna-se necessária à valorização das cidades no âmbito global, e pela contribuição ao desenvolvimento sociocultural local.

  • C.

    O planejamento estratégico, nos países europeus, tornou-se um modelo bem-sucedido, proporcionando amplo desenvolvimento econômico e social, sendo por seus benefícios, adotado no Brasil.

  • D.

    A revitalização urbana das praças, dos museus e de toda forma de expressão cultural da cidade valoriza a homogeneização da cultura, ocasionando uma perda da diversidade cultural.

  • E.

    Essa proposta de planejamento estratégico possibilita uma parceria do público com as empresas privadas, motivando novos empregos, cuja consequência é a diminuição das desigualdades sociais.