No ensaio “Urbanizaçao ‘sociopática’ e tensões sociais na América Latina”, presente no livro Ensaios de sociologia do desenvolvimento, Luiz Pereira faz uma discussão sobre as consequências sociais do desenvolvimento das economias latino-americanas, notadamente no que se refere ao processo de urbanização. Sobre a definição dada por Luiz Pereira ao que ele chama de Urbanização Sociopática, é correto afirmar que esse fenômeno social
está associado de modo intrínseco e necessário à etapa urbano-industrial do processo geral de desenvolvimento histórico do modo capitalista de produção.
decorreu do fortalecimento dos laços de dependência entre as economias dos países periféricos e dos países centrais no pós-II Guerra Mundial.
resultou da urbanização generalizada das economias periféricas sem a contrapartida necessária em termos de crescimento das oportunidades de emprego.
é típico do desenvolvimento capitalista latino-americano, que se caracteriza pela inadaptação do trabalhador do campo à disciplina fabril.