Imagem de fundo

“O capitalismo é o sistema econômico mais compatível com a liberdade do ser humano. Não...

“O capitalismo é o sistema econômico mais compatível com a liberdade do ser humano. Não conheço sociedade com liberdade política sem mercado livre. Com o capitalismo, o consumidor é protegido pela presença de outros vendedores com quem pode negociar. O vendedor é protegido por outros consumidores a quem pode vender. O empregado é protegido devido aos outros empregadores com quem pode trabalhar”, explica Milton Friedman, americano, Prêmio Nobel de Economia em 1986, em seu livro Capitalismo e liberdade.

“O capitalismo é uma religião fanática, intolerante e dogmática com três divindades: a Moeda, o Mercado e o Capital. É um culto com suas igrejas (as bolsas de valores), seus Santos Ofícios (FMI, OMC etc.) e a exigir terríveis sacrifícios humanos, ao transformar tudo em mercadoria”, analisa Michael Lowy, brasileiro, cientista social, diretor do Instituto de Ciências Políticas de Paris.

Superinteressante. São Paulo: Abril, n.º 222, jan./2006, p. 43 (com adaptações).

Acerca do tema abordado no texto acima, assinale a alternativa correta.

A

As ideias dos dois diferentes pensadores são teoricamente afinadas com as de Marx, pois há, em última instância, uma defesa do capitalismo.

B

Relacionando as afirmações de Milton Friedman e as ideias de Marx acerca do Estado na sociedade capitalista, é correto afirmar que esta instituição para Marx poderia assegurar a liberdade indistintamente, pois as leis criadas pelo Estado são para todos, sem distinção de classes sociais.

C

Para Marx, o homem é um ser histórico e possui a capacidade de ser senhor de seu destino; consequentemente, Marx defende a liberdade. Assim, é correto afirmar que há uma coincidência no conteúdo e na forma de expressão da liberdade entre Marx e Milton Friedman.

D

O pensamento de Michael Lowy, por evidenciar o processo da alienação humana vivenciada no capitalismo, relaciona-se com algumas ideias de Marx.

E

Há uma convergência nas ideias dos dois diferentes pensadores em relação ao capitalismo.