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“O mundo do animal é um mundo sem conceito. Nele nenhuma palavra existe para fixar o id...

“O mundo do animal é um mundo sem conceito. Nele nenhuma palavra existe para fixar o idêntico no fluxo dos fenômenos, a mesma espécie na variação dos exemplos, a mesma coisa na diversidade das situações. Mesmo que a recognição seja possível, a identificação está limitada ao que foi predeterminado de maneira vital. No fluxo, nada se acha que se possa determinar como permanente e, no entanto, tudo permanece idêntico, porque não há nenhum saber sólido acerca do passado e nenhum olhar claro mirando o futuro. O animal responde ao nome e não tem um eu, está fechado em si mesmo e, no entanto, abandonado; a cada momento surge uma nova compulsão, nenhuma ideia a transcende. (...)”


(Th. Adorno e M. Horkheimer. Dialética do esclarecimento. Rio de

Janeiro, Jorge Zahar, 1985. P. 230 -231.)


Adorno e Horkheimer são teóricos da Escola de Frankfurt, cuja proposta, na década de 1940, era, dentre outras ideias, o conceito de indústria cultural. Esse conceito, apesar de ter sido proposto naquela época, está em pauta atualmente. Sobre os teóricos de Frankfurt e suas ideias, é correto afirmar que:

A

A noção de arte como mercadoria ganha força com esses teóricos e passa a fazer parte também de amplas discussões posteriores.

B

Termos como “cibercultura” foram criados e respaldados cientificamente a partir dos estudos realizados por esse grupo específico.

C

De acordo com a teoria da indústria cultural, os filósofos de Frankfurt refutam a ideia de uma substituição da cultura popular por uma cultura de massa.

D

Segundo Adorno e seus seguidores, a indústria cultural é a primeira responsável pela democratização ampla, total e irrestrita dos meios de comunicação e consumo.