Questões de Concurso #474340
1
Q474340
Sociologia (Ciências Sociais) Sociologia na Educação
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2010
Banca: Fundação Universa - FUNIVERSA
Prova: FUNIVERSA - SEDF - Secretaria de Educação do Distrito Federal - Professor de Educação Básica - Área Sociologia

Para atingir o objetivo de que o estudante, ao final do ensino médio, tenha o domínio dos conhecimentos de sociologia necessários ao exercício da cidadania, o professor deverá organizar os conteúdos de suas aulas de forma que, segundo uma perspectiva atual e crítica dos processos de ensino e aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),

A

haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, sobretudo por meio da exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

B

haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia por meio de trabalhos em grupos e exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

C

toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, com distinção de papéis, em que o professor cria variados espaços e estratégias de ensino, considerando, em primeiro lugar, o aprendizado dos estudantes, que não se restringe ao conteúdo livresco. Para tanto, deverá criar processos motivacionais e fazer uso da autoridade docente.

D

toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, sem distinção de papéis, pois, se o professor sabe certo conteúdo e tem experiência, o estudante também sabe algum conteúdo e igualmente tem experiência; assim, ambos ensinam e aprendem igualmente, prescindindo de uma autoridade docente.

E

haja especialmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, aplicando trabalhos em grupos e exposição oral predominante do estudante, sem intervenção do professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.